A Dança Severa das Águas

A Dança Severa das Águas

Crônicas da zona leste

A chuva começa com uma promessa. Depois de semanas de terra rachada e calor sufocante, o primeiro estalo do trovão no horizonte soa como um alívio quase sagrado. Quando as primeiras gotas grossas tocam a poeira quente, soltando aquele cheiro característico de terra molhada, há um suspiro coletivo. A água que cai do céu é, na sua essência mais pura, a vida em estado líquido. Ela enche os reservatórios, ressuscita a vegetação amortecida, lava a poeira dos telhados e devolve o verde às lavouras. Para quem cultiva a terra ou simplesmente busca o ar fresco para respirar, cada gota é uma benção contada em silêncio, um milagre cotidiano que renova a esperança.

Mas o céu não conhece a medida do chão.

Quando a chuva perde a doçura e ganha constância, o tom do espetáculo muda. As gotas leves transformam-se em uma cortina densa e ininterrupta que martela os telhados dia e noite, sem trégua. A intensidade constante desfaz a fronteira entre a dádiva e a ameaça. A água, que antes dessedentava a terra, passa a empetrecê-la. O solo engole tudo o que pode até ficar saciado; depois disso, recusa-se a beber mais.

É nesse ponto de inflexão que a bênção vira martírio.

A Dança Severa das Águas. A mesma água que alimenta o rio é a que faz a calha transbordar, a que mina pelas frestas das portas e a que transforma vielas em corredeiras turvas. O barulho do temporal no telhado de zinco, que no primeiro dia embalava o sono, no terceiro dia vira um eco de insônia e sobressalto. Quem vive nas encostas ou nas margens escuta no murmúrio ininterrupto da chuva não um canto de vida, mas um aviso velado do perigo que se avizinha o deslizamento que espreita na lama, o rio que avança silencioso sobre os móveis, as memórias e o teto das famílias.

A ironia da chuva reside na sua absoluta indiferença. A mesma gota que garante o pão na mesa do agricultor é a que leva a casa daquele que habita a margem esquecida da cidade. Ela não escolhe abençoar ou punir; apenas cai com a força que a natureza lhe dá. Cabe a nós, aqui embaixo, equilibrarmo-nos entre a gratidão pelo ciclo que nos mantém vivos e a dor de testemunhar o peso devastador do seu excesso. No fim, a chuva nos lembra da nossa própria fragilidade: dependemos dela para existir, mas tememos o dia em que ela decide não parar.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *